Acusações de corrupção

Posted: 09/03/2011 in Curiosidades, Noticias, Papo Rapido

Acusações de corrupção abalam Carnaval do Rio

“Quero meu Brasil/ Jogando limpo…/ O povo dando um xeque na corrupção/ Um xeque na impunidade/ E a bateria sacudindo a multidão.” Foi com este Xeque-Mate que a Gaviões da Fiel (a escola de samba da torcida do Corinthians) venceu o desfile de Carnaval de São Paulo, em 2002. Contudo, no mais famoso Carnaval do Rio de Janeiro, a corrupção parece ter passado do samba-enredo para os bastidores do sambódromo.

Segundo um relatório da Polícia Federal, os jurados do concurso deste ano foram subornados para votar na Beija-Flor de Nilópolis, a campeã do desfile de 2007. Aqueles que recusaram foram ameaçados de morte por um “pistoleiro” alegadamente contratado pelo presidente honorário da escola, Aniz Abrahão David. Anísio da Beija-Flor, como é mais conhecido, é um dos líderes da “mafia dos Bingos”, a organização criminosa desmantelada na operação Furacão, em Abril.

O outro “cérebro” da operação é o antigo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Ailton Guimarães. Os últimos desenvolvimentos deste caso foram as escutas telefónicas divulgadas pela imprensa brasileira, nomeadamente a que envolve o advogado Júlio Cesar Sobreira (responsável pela escolha dos jurados e sobrinho de Guimarães) e Jacqueline Conceição Silva, espécie de contabilista do esquema.

Na gravação ouve-se Sobreira a pedir que seja entregue “um kit” a um dos jurados, cujo nome não é identificado pela Polícia Federal. O advogado considera “absurda” a acusação e indicou que o kit incluía apenas T-shirts com a palavra “Jurado” e as regras do concurso.

A alegada corrupção no Carnaval está a ser investigada não só pela polícia mas também por uma comissão de inquérito de vereadores da câmara do Rio de Janeiro. A presidente da comissão, Teresa Bergher, indicou contudo que a investigação pode recuar a outros anos. Desde 2000, a Beija-Flor já foi por três vezes vice-campeã e por quatro vezes a vencedora, ficando fora do pódio apenas no ano passado.
FONTE: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=659371

SUSANA SALVADOR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s